domingo, 19 de abril de 2015

Viação Americana

As atividades da Viação Americana começaram quando os representantes da firma Alexandre Ferreira & Irmão [Manuel Ferreira] assinaram, a 20 de março de 1934, o termo inicial de obrigação para estabelecer um serviço de transporte de passageiros por meio de “ônibus-automóveis”, com a linha Jardim do Méier x Arsenal de Marinha.

Sede da firma: Rua Lino Teixeira, nº 178 – Jacaré.

Itinerário da linha: Jardim do Méier, ruas Arquias Cordeiro, Souza Barros, Dois de Maio, Lino Teixeira, Ana Néri, São Luiz Gonzaga, Largo da Cancela, Praça Marechal Deodoro, ruas Figueira de Mello, Francisco Eugênio, Av. Francisco Bicalho, Rua Visconde de Itaúna (ida), Rua Senador Eusébio (volta), Praça da República, Av. Marechal Floriano, Rua Visconde Inhaúma, até próximo ao Arsenal de Marinha, e vice-versa.

Suas seções: Méier ao Largo do Jockey Club, $400 (quatrocentos réis); Largo do Jockey Club à Cancela, $200 (duzentos réis); Cancela à Estação da Leopoldina, $200 (duzentos réis) e Leopoldina ao Arsenal de Marinha, $400 (quatrocentos réis) (1).

Duas pequenas notas foram encontradas por nós na imprensa, a respeito da assinatura desse termo de obrigação.

(Diário da Noite, 22/03/1934)

(O Paiz, 24/03/1934)

Adiante os leitores poderão verificar o aspecto de um ônibus da empresa, envolvido em um acidente com um bonde, no centro da cidade, em outubro/1935.

(A Noite, 02/10/1935)

Já em 19 de agosto de 1937, os representantes da mencionada firma viriam a assinar um termo de incorporação e transferência da Viação Americana para a Viação São Jorge, pelo qual Alexandre Ferreira & Irmão transferiam a Reinaldo Moreira, proprietário da Viação São Jorge, a Viação Americana, incorporando-as e constituindo-se uma só empresa: Viação São Jorge.

A linha envolvida na negociação era Monroe x Méier, não mais Jardim do Méier x Arsenal de Marinha, aquela estabelecida no termo inicial de obrigação, de março/1934.

Não conseguimos, até o momento, precisar quando ocorreu tal mudança.

Itinerário da ‘nova’ linha: avenidas Rio Branco, Marechal Floriano, Praça da República, Rua Senador Eusébio (ida), Rua Visconde de Itaúna (volta), Rua Francisco Bicalho, Rua Francisco Eugênio, Rua Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, Largo da Cancela, Rua São Luiz Gonzaga, Rua Ana Néri, Rua Dr. Garnier, Rua Conselheiro Mayrink, Rua Lino Teixeira, Rua Souza Barros, Rua Arquias Cordeiro, Rua Carolina Méier, Rua Aristides Caire, e vice-versa.

Seções: Monroe à Rua Camerino, $200 (duzentos réis); Monroe à Leopoldina, $400 (quatrocentos réis); Leopoldina à Cancela, $200 (duzentos réis); Cancela ao Jockey Club, $200 (duzentos réis); Jockey Club ao Méier, $400 (quatrocentos réis) e direta (Monroe ao Méier), 1$200 (hum mil e duzentos réis).

Nota: No mesmo dia, o Sr. Reinaldo Moreira transferia a Viação São Jorge para a firma Viação São Jorge Ltda., através de um termo de transferência de autorização (2).

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 22/03/1934.
(2) – Jornal do Brasil, 21/08/1937.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

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